Pesquisar este Blog

quinta-feira, 26 de março de 2015

Qual a Arte de Ser Generoso?



A criatura generosa é alguém que aprendeu a auxiliar os outros sem se ver obrigada a tomar para si os infortúnios que não lhe pertencem. Socorre os sofredores sem emaranhar-se na sua problemática emocional.

Procura ser compreensivo com as aflições alheias, mas não se envolve nela. Ou melhor, não tenta carregar a cruz do mundo nas atividades que visam diminuir as dores terrenas.
O generoso não vive dilemas, pois aprendeu que não é necessário sofrer como um mártir (aquele que morre por sua fé), mas somente ser solidário e estar disposto a cooperar com as pessoas e apoiá-las sempre em tudo o que estiver ao alcance de suas possibilidades físicas e psicológicas.
Quantos não usufruem de sua capacidade de auxiliar, por simples receio... ou de não pode-lo, pois se sentem incapazes, ou de temer que a dor alheia possa ser contagiosa....

É tudo tão simples... não precisamos ficar obcecados por quem gostamos, com pensamentos fixos em de encontrar a melhor maneira de ajudar.
Existem criaturas tão absorvidas nos problemas alheios que não lhes sobra tempo para perceber e solucionar os seus.
Cada um de nós tem a potencialidade de sustentar seus semelhantes na mesma caminhada evolutiva. Sempre que tivermos a atitude de nutrir alguém, esse ato terá como resultado a nossa autonutrição.

Baseado em *Do livro: OS PRAZERES DA ALMA - uma reflexão sobre os potenciais humanos. 

FRANCISCO DO ESPIRITO SANTO NETO/ESPÍRITO HAMMED

Nenhum comentário:


“Os guerreiros se preparam para serem conscientes, e a total consciência vem a eles somente quando não há mais nenhuma auto-importância restando neles. Somente quando eles são nada é que eles se tornam tudo.” Carlos Castaneda